sexta-feira, setembro 30, 2005

Verdade de La Palisse

o trolha sensível não dispensava a Pina Bausch. Mas para brocas diamante preferia o Bosch.
Lisboa em baixa resolução # 20 [piscina municipal]


Música e design a antecipar fim-de-semana soalheiro

quinta-feira, setembro 29, 2005



AGRADECIMENTO

Vieira agradece a todos os que constroem o agridoce todos os dias, mesmo que não o façam de forma explícita ou consciente, tal o degredo do pasquim. Bloggar torna-se asfixiante, requer alimentação frequente, sob pena de defraudar indefectíveis e outros. Um especial abraço aos comentadores mais regulares como o aohg, a atir, o Celé, o Cesto Galarza, o Kaiser Soze, a Joana, o João, o Luis, o Miguel, o Renegade, a Rita Amado, o Romero, a Ropa, o Sérgio a Stora ou o Tiago. Aos outros também. Participem pá, não doi nada. Um especial lembrete ao José Mário Silva, indivíduo insidioso que me apresentou ao mundo dos blogues, por alturas do BdE I. Apareçam, vão ver que receberão sempre mensagens positivas e inspiradoras. É como ter o Sentinela no vosso ecrã.
Dos brutamontes

era um skinhead tão mal-educado que nem sequer fazia a saudação. Limitava-se ao nazi.
A Coreia do Norte é já ali



"É preciso dizer aos paizinhos que quem quiser votar em mim tem que pôr o voto na cruz do fim, na última do boletim. Desta vez não é no PSD. Mas devem dizer principalmente aos avós. Ainda há gente em Gondomar que não sabe ler nem escrever e agora não é para votar nas setinhas nem nas chaminés. É nos dois pauzinhos, no Valentim (...) Quando o candidato, que também é presidente da câmara, entrou no estabelecimento de ensino, já as crianças estavam preparadas para a festa. Sacos cheios de artigos de propaganda fizeram a miudagem saltar. Valentim, com a filha e outros colaboradores, tratou de vestir t-shirts a todos, ofereceu bonés, esferográficas, calendários, autocolantes. Já vestidos pelo rigor da candidatura "Gondomar no Coração", os alunos foram levados para um mini-ginásio. Aí tiveram que ouvir o discurso, tal como as professoras e os funcionários."

DN online, 29 setembro




No posto de escuta

tarde de aniversário em registo ride the snake. Mas só nas colunas.
Há 2 anos o agridoce arrancou assim:

"a angústia do guarda-redes antes do penalti, do escritor ante a folha branca, do publicitário ante o mupi iluminado e vazio...foi um pouco isto que senti ao dar iní­cio ao blogue agridoce. sim, a comunidade de bloggers portugueses engordou mais um pouco, que é como quem diz, tem mais 92 quilos. a minha intenção é pôr no "papel" observações quotidianas, laivos de indignação, pitadas de humor, disparates e sensações sinceras. atenção especial à cidade de Lisboa (afinal de contas é a única que tenho) e a um ou outro episódio mais pessoal. continuarei a dar as minhas bicadas mais ou menos esporádicas nos blogues que continuarei a visitar e convido a comunidade "blogueira" a fazer o mesmo aqui - despejem as vossas angústias e alegrias, o agridoce tem um excelente serviço de saco de boxe.

até já

Vieira"

pode-se dizer que as premissas se vão mantendo. Sucede que tenho menos 1 quilo, o que é um grande feito. Apareçam. Pá.
PARTY TIME




o agridoce faz hoje dois anos. Um biénio a espalhar o degredo e a desinformação na blogosfera à portuguesa, em total gestão autocrática de vieira o terrível.

quarta-feira, setembro 28, 2005


Com os pés na infância # 1

Olha a bola Manel
Amores imperfeitos # 13

não tinha euros para fazer uma intervenção no corpo, contentou-se em emprenhar de um mangas do corpo de intervenção.

No posto de escuta

Vieira assume que hoje está com a costela indie. Falar de si na terceira pessoa é que já é um pouco mais preocupante - parece o Imperador da aventura de Lucky Luke. Que por sinal já nem sequer fuma. Uma lástima.
Verdade de La Palisse

Vieira gosta tão pouco de carros que associa tunning à abertura de uma lata de Bom Petisco.
Lisboa em baixa resolução # 19 [contradição]

Tiradas que intrigam # 2

"Porra três quinze!!"
Do intelectual com pruridos

queria absorver o Eco com propriedade mas tinha pejo em lamber os dedos para lhe ler o romance.

No posto de escuta

gente de classe

terça-feira, setembro 27, 2005

Shopping das Amoreiras? Não vou.

"Tivemos uma quebra de 12 por cento, nos primeiros tempos. Mas depois estacionámos nos três por cento (...) Nós tínhamos pessoas de cor, é chato dizer isto, e eu não tenho nada contra pessoas de cor. E deíxámos de ter. Portanto esta quebra de três por cento até foi bem vinda."

Maria Galvão Sousa, directora de marketing da Mundicenter ao jornal Público de 25/09, em artigo de fundo sobre os 20 anos do Amoreiras.

Umas linhas antes recolhia-se depoimentos de "celebridades" que frequentam o shopping e apanhou-se a opinião de Nayma. Suponho que no Amoreiras as pessoas de cor tenham vários tons - azuis escuros e azuis claros, como chacoteava a velha anedota. Nayma terá sido convidada a sair? Estará por lá a trabalhar nas limpezas? As afirmações da dona Galvão Sousa vêm na página 3 de um jornal dito "de referência" e no pasa nada? Quanto a mim já sei - se for para aquelas bandas passo largo. Entretanto a senhora é que podia pintar a cara de preto.
Lisboa em baixa resolução # 18 [infância cuidada]


Ambiente de farra no agridoce a 2 dias de fazer 2 anos. Uma lástima cultural nunca vem só.

Verdade de La Palisse

a sorte de um blogue pacifista é ter um dono que abandonou a violência por alturas do 48 k.

Tempo de antena

hoje o meu candidato autárquico também conhecido como Ruben [merecia um nome com mais classe] vai ao teatro Taborda às 18h30 falar de cóltura. Apareçam por lá, eu prometo que se vos vir aperto-vos a mão. E a vista da esplanada também compensa o trote.
Tiradas que intrigam # 1

Fazes isso e depois ficas "a jogar ao pau com os ursos".

No posto de escuta

estreou-se em registo de génio e queimou as asas como Ícaro. Mas esta paternidade ninguém lha tira.

segunda-feira, setembro 26, 2005


Momento do dia

por circunstâncias e acasos hoje cruzei-me pela primeira vez na vida com Ana Maria Magalhães, 50% do génio criativo da colecção Uma Aventura. Dei-lhe dois beijinhos e agradeci-lhe a inspiração que me acompanhou o crescimento. Até me comovi porra. Só lamento não ter pedido uns trocos para compensar o aumento das dioptrias que fui sofrendo. Isto da leitura não traz grandes vantagens a jovens míopes.
Lisboa em baixa resolução # 17 [derby]

Das candidaturas

quando vi José Maria Martins - o "advogado do Bibi" - a lançar a candidatura à presidência achei graça e lancei-lhe um sorriso cúmplice da sala para o ecrã. Sempre simpatizei com os radicais inconsequentes. Mas agora que acabo de vê-lo em amena cavaqueira com o João Jardim, manifestando entusiasmo pela gestão e obra feita na Madeira reconheço que nunca tive simpatia pelos idiotas chapados.




Poder divino

No posto de escuta

gelo que aquece os tímpanos. Sem deixar mácula.
Amores Imperfeitos # 12

andou tão ansiosa por juntar os trapinhos que nunca percebeu que o seu casamento é uma manta de retalhos.

domingo, setembro 25, 2005

Lisboa em baixa resolução # 16 [sobrevivente]

Portugal é um imenso Centro de Dia



Santana está reformado aos 49 anos. Lamentavelmente não pensa dedicar-se à sueca no resto dos seus dias.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Lisboa em baixa resolução # 15 [candidato no lugar certo]

Publicidade institucional

agridoce, o blogue que propõe para a esmagadora maioria dos seus concidadãos uma mudança de nacionalidade - de "portuguesa" para "parkinson", já que somos tantos de mãos a abanar.

O milagre de Fátima

Os meninos da GNR já tomaram o pulso à coisa e dando o exemplo à nação já enfiaram o barrete. A seguir somos nós, chusma de basbaques a rondar os dez milhões.
Na parede

"Ainda bem que há pobrezinhos para as assistentes sociais poderem salvar o Mundo"
Lopo de Carvalho escreveu o Virada do Avesso mas prefere o Não Há Coincidências

"Assessora camarária fica com um terço das aulas de Inglês:
Colaboradora da vereadora da Educação vai "vender" aulas de Inglês a muitas escolas da câmara"

Público, 23 setembro (sem link)

Publicidade comparativa. E corporativa.

via Bomba Inteligente

No posto de escuta

um criador caleidoscópico que também jazza em grande estilo
Rima da semana

Se votar Servir Maximinos
Magalhães dá-lhe chouriço
Cada um dá o que é seu
Ninguém tem nada com isso

Público, 23 setembro (sem link)

quinta-feira, setembro 22, 2005


Música e Design. Pois.
Publicidade institucional

agridoce, um blogue em acentuado arrefecimento de popularidade.
Crónicas alfacinhas # não sei quantos

[o blogue feito pelos seus leitores]

A D. Teresa tem 72 anos e a única familia que tem é um neto. Não vive com ela prefere a companheira de quarto, de vida e de metadona. A D. Teresa vive com 200 euros por mês que reparte da seguinte forma: 40 para uma medicação sem a qual não vive, 40 para pagar o centro de idosos, 25 para a renda da casa, 15 para o telefone (que para um idoso é um bem de primeira necessidade), 25 para água, luz e gás. Até aqui vão 145 euros. Por medo que Ricardo, o neto, roube para o vício do tabaco dá-lhe por semana cerca de 10 euros. Aí vão 185 euros. E com os restantes 15 euros? Dá para comprar o passe. O médico e a fisioterapia, bem como alguns bens alimentícios providencia a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A D. Teresa existe. É uma senhora profundamente só que após ter estado viúva 20 anos, casou há 3 anos atrás. Esteve casada 18 meses e divorciou-se, sem medo de voltar a passar necessidades e tudo porque o marido (com uma reforma de 400 euros) lhe atirou com a chaves durante uma discussão. O dinheiro não lhe comprou a liberdade.

Ana Teixeira
Amores imperfeitos # 11

ela conhecia os riscos para os ossos das mãos se voltasse a falar em ir ao IKEA. agora tem a palhinha como talher.
Lisboa em baixa resolução # 14 [chicha]

quarta-feira, setembro 21, 2005

Luta de classes

hoje comprei bens alimentares cá para casa no Minipreço/Dia e na mercearia gourmet Deli Delux. E depois o blogue é que é esquizofrénico.
Publicidade institucional

agridoce, o blogue de saneamento básico que junta felgueiras e gondomar, amarante e oeiras, leiria e outras pérolas e nada mais vislumbra do que uma gigantesca ETAR.
Lisboa em baixa resolução # 13 [desmancho]


Da Experimenta

por falar em sumidades intelectuais e demais francesismos, quatro dias depois ainda tenho vontade de dizer ao Philippe Starck "va te faire encouler". Obrigado por teres dado um mau espectáculo de stand up comedy a uma plateia cheia de gente interessada em algo mais que fanfarronices etilizadas. Eu saí a meio. Voilà.
De battre mon coeur s'est arrété

com seis palavras apenas se escreve um bom filme.

PS: se começo a fazer citações em francês ninguém pára o caminho deste blogue escatológico para a intelectualidade.

terça-feira, setembro 20, 2005


aMOR vENTRÍLOQUO

segunda-feira, setembro 19, 2005

Mudam-se os tempos

quando era pequena queixava-se do excesso de zelo da sua mãe-galinha. Agora que cresceu e pariu em plena ameaça chinesa, fez um upgrade e é ela própria uma mãe-proteccionista.
Frase da semana

"Oh la la, isto é muito grave!"

No posto de escuta

música do Mali por um casal iconográfico de cegos com capa a condizer. Podia ser um monumento kitsch freak mas é apenas um disco muito bom.
Em substituição do há muito encerrado Campo Pequeno...


..."Carmona e Carrilho voltam ao combate na TV"

DN online
Infectious Grooves # 16

"Date with a night" [Yeah Yeah Yeahs]
Lisboa em baixa resolução # 12 [fêmea]


Abrir a semana com um pouco de fé

domingo, setembro 18, 2005


Burrices

ontem a minha cidade - shame on me - foi palco de mais uma manifestação abertamente fascista devidamente enquadrada e autorizada pelo governo civil, atropelando-se mais uma vez a Constituição que, diga-se, anda muito maltratada. Se fosse um documento respeitado e decente não daria vontade de rir ler boas vontades como "Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação". Há-de haver uma adenda futura que contemple a figura dos empréstimos a 50 anos, acho eu. Bom, mas voltando à vaca fria. Desta vez o pretexto para os neonazis e demais transtornados da guerra colonial sairem à rua foi o pretenso protagonismo dos gays na nossa sociedade. Como álibi usaram um programa boçal que se estreou por estes dias. Depois da diatribe contra os imigrantes e da homenagem a Rudolf Hess salta-lhes a mola com os "maricas". À guisa de justificação afirmam que 80% dos pedófilos são homossexuais. Que vem num estudo, dizem eles. Na Internet, asseguram. Deve ser o mesmo estudo que afiança que 97% dos fascistas portugueses sofre de disfunção eréctil ou que 83% dos admiradores de Salazar nunca beberam leite materno. A atitude da polis tem sido assobiar para o ar e esperar que passe. Entretanto vai-se aceitando como natural o hino cantado com saudação nazi a acompanhar. Assim se vai ganhando notoriedade no pior de todos os sistemas, com excepção de todos os outros.
Quanto ao programa que serviu de pretexto, concordo que o povo se devia manifestar contra ele, uma vez que a boçalidade no ecrã parece não ter fim. Estereotipar de uma forma absurda e caricatural os homossexuais não me parece um bom caminho para a propalada abertura das mentalidades. É de uma pobreza confrangedora e cava mais fundo os preconceitos. Se houver um protesto neste sentido convidem-me que eu apareço. Já basta de ver a caixa mágica bater no fundo. E quanto mais bate no fundo mais ele desce, como se sabe. Pronto, agora buga todos para casa ler o Mein Kampf e ver um filme tótil do chuck norris.

sexta-feira, setembro 16, 2005


Post # 1401

picar o ponto agridoce, comme il faut.

quinta-feira, setembro 15, 2005


Ainda há heróis portugueses


A tempo de satisfazer necessidades prosaicas de Luiz Pacheco como sejam comer e ter um tecto - no caso um lar de idosos - é lançado hoje o seu Diário Remendado. Justiça absoluta feita a um verdadeiro desalinhado. Acerca da gente de escrita fácil que pulula nos dias que correm Pacheco disse há poucas semanas "É a fórmula. É a receita. Ó pá mas eu tinha de ouvir isso de escrever mais "comunidades" e gramar. Ó Pacheco escreve mais comunidades! Apetecia responder-lhes: Ó sua besta! Vá foder outro!".

Nem mais.
Publicidade institucional

agridoce, um blogue que gosta tanto dos seus leitores como um autarca gosta de rotundas. O que não é nada despiciendo.
Infectious grooves # 15

"Fly over" [Asian Dub Foundation]
Brincando aos clássicos sem Ana Faria e os Queijinhos Frescos


Sofia Loren

quarta-feira, setembro 14, 2005


Lisboa em baixa resolução # 11 [ausente]


Poemas de verão

o estio desfia
ondas
de
calor
na boca
do corpo

ardores, clamores
esquentamento,
esquentador
vulcano
nos fornos
dos deuses

sport billy
abre a mala
vem com a Elle
de estala

fui ver
era frango tikka-masala
Amores imperfeitos # 10

quando lhe disseram que a cozinha era o prato forte do marido nunca pensou nisso de forma literal. Até ter o sobrolho aberto com um assador de barro.

Na Grécia também se casa design, música e fotogenia

Dreamer de faxina

o sonho daquele espanador do pó era ter o cabo agarrado por uma desperate housewife.

terça-feira, setembro 13, 2005


Só queria ganhar melhor para poder realizar atitudes punks como esta

Da fé

da última vez que a tropa andou zangada com as carreiras demos um chuto na má sorte. Quem sabe se.... quem sabe?

Ai o tempo que não chega. Dramático.
Telas que me caem no goto XXI


Diego Rivera, "Night of The Rich", 1928

segunda-feira, setembro 12, 2005


Lisboa em baixa resolução # 10 [auto-retrato]

Dreamer Qaeda

o sonho do blogger Zarqawi era substituir a caixa de comentários por uma caixa de pandora.

No posto de escuta


a prova da tolerância no local de trabalho

La revancha del tango
Amores imperfeitos # 9

olhava e sentia a mulher como um crachá - exibia-a ao peito mas picava-se sempre no feitio.
Trolaró

hoje comecei o dia assim. Um doce para quem adivinhar a paternidade


I can virtually do anything I read
Someone somewhere swa between your knees
Hand me out fish, did some big tease
Oh man did you fuck it, Baby brother I took it
Then I pilfered th ebag and the amex gold
Because the lord chief constable knows I`m owen
And everybody said I told you so

God made it easy
God made it easy on me
God made it easy on me

God rains it E`s
God rains it E`s all on me
God made it E`s all on me

`Coz me and the chief got soul to soul
Me and the chief got slowly stoned
Me and the chief got soul to soul
Oh me and all the chiefs get slowly stoned

I like it and I want it and I just don`t need to stop it
Cos me and all the rich got mobile homes
- homes Me and all the rich got mobile phones - bones

God made it easy
God made it easy on me
God made it easy on me

God rains it E`s
God rains it E`s all on me
God made it E`s all on me

`Coz me and the chief got soul to soul
Me and the chief got slowly stoned
Me and the chief got soul to soul
Oh me and all the chiefs get slowly stoned

God made it easy
God made it easy on me
God made it easy on me

God rains it E`s
God rains it E`s all on me
God made it E`s all on me
Tiago Monteiro

um jovem que medra longe de um país de merda?

domingo, setembro 11, 2005

Aposto que foi ideia do sobrinho


atenção ao jingle disponível, hip hop rules muddafucka. \00/. RePReZeNT Isaltino.
Lisboa em baixa resolução # 9 [fashion victims]

Na parede

Produz
Consome
E cala-te.

sábado, setembro 10, 2005

Lisboa em baixa resolução # 8 [céu aberto]