sábado, abril 30, 2005
Oiço com atenção o álbum "Guero" do pequeno Beck e recordo-me da apreciação feita pelo decano dos críticos de música João Lisboa, num Expresso de há semanas atrás. João ouviu a rodela e, à quarta ou quinta música, julgou escutar um disco de Sting, com a carga pejorativa inerente. Discordo do decano mas a autoridade da sua profissão e tempo de serviço manda mais alto. Pela indiferença da direcção do Expresso chegamos à conclusão que a antiguidade é mesmo um posto, que evita situações desagradáveis como o despedimento com justa causa ou a sodomia com um ferro em brasa.
sexta-feira, abril 29, 2005
Na barra do lado contrário à esquerda (às vezes custa-me dizer direita) estão mais dois blogues. Que fazem muito bem à saúde. O melancómico e o contra-indicado. Bem hajam.
"Estatueta Papa muda-cor", anuncia o SAPO na sua página de compras e sugestões. Desfia-se o show freak com as seguintes palavras "Tenha sempre perto de si a imagem do Papa João Paulo II, evocadora de paz e fraternidade. Este busto, feito de pó de alabastro, tem a curiosa particularidade de mudar de cor conforme o estado do tempo".
Ratzie, não tomes as rédeas disto não, depois não te queixes.
"Jovem português detido há 23 dias no Dubai por consumo de haxixe"
quinta-feira, abril 28, 2005
quarta-feira, abril 27, 2005
terça-feira, abril 26, 2005
segunda-feira, abril 25, 2005
domingo, abril 24, 2005
sábado, abril 23, 2005
tempo de Revolução profunda na barra dos links. Revolução à francesa, com blogues degolados e fenómenos de popularidade do povo cibernético a ascenderem ao poder. Critérios vários, objectivos também, outros sem critério, que assim também está bem. Dos reaccionários letrados d'O Acidental, aos históricos Marretas, passando pelos meus comparsas da Periférica, tudo se encontra na banca desta praça. Inclusive A Bela Tertúlia, blogue que está para o agridoce mais ou menos como Os Verdes estão para o PCP. Enfim.................linkai-vos e multiplicai-vos.
PS: Ainda não foi desta que apaguei o moribundo Gato Fedorento mas também se exige respeito aos mais velhos e pioneiros.
sexta-feira, abril 22, 2005
quinta-feira, abril 21, 2005
....aqui ao lado o "Congresso espanhol aprova casamento entre homossexuais"
a caixa de email do blogue lá vai funcionando, desta vez para torpedear os dois leitores com informação marxista-leninista. K7 Miguel enviou, Vieira publicou, em virtude de possuir blogue democrático e pouco soviético. Quer dizer...........é a segunda vez que se fala aqui em Lenine no espaço de dois dias. Por falar no dito, parece que se fosse vivo hoje faria anos. Alguém dê um ósculo à testa da múmia lá para as bandas moscovitas. Cá vão as notícias da modernidade:
"Sobre a rádio do PCP na Internet
Declaração de Octávio Augusto, da Comissão Política do PCP
20 de Abril de 2005
A ideia deste encontro é dar-vos a conhecer um novo projecto do PCP no domínio das novas tecnologias de informação e comunicação: A rádio do PCP na Internet.
Na sequência da experiência bem sucedida na anterior campanha eleitoral para a Assembleia da Republica, em que a Rádio da CDU on-line excedeu largamente as expectativas iniciais, garantido ao longo de um período que se estendeu entre 21 de Janeiro e 18 de Fevereiro uma emissão diária de informação alargada sobre a campanha da CDU, a equipa empenhou-se numa linha de trabalho que lhe desse continuidade.
Surge assim o projecto COMUNIC, A Rádio do PCP na Internet.
Todas as quintas feiras, entre as 15 e as 18 horas, o público poderá aceder ao endereço www.comunic.pcp.pt e ouvir a emissão semanal, de 3 horas, em directo, que será colocada em arquivo e disponível para consulta na sexta-feira seguinte e até à nova emissão. Trata-se de uma aposta do PCP nesta nova forma de comunicação em que se pretende dar a conhecer o passado, o presente e a aposta no futuro, em formatos de crónica, entrevista e reportagem, dando cobertura às propostas e à acção do PCP, ao mesmo tempo que se abordarão temas da actualidade, de natureza política, social, cultural, etc.
A Rádio do PCP será também veículo privilegiado para a divulgação da Festa do «Avante!» da sua história, construção, e programação.
Assim, na 1ª emissão, que terá lugar amanhã, em que o tema central será o 25 de Abril destacamos:
- Uma entrevista a Bernardino Soares, da Comissão Politica e líder da bancada parlamentar do PCP, sobre a acção dos deputados comunistas nas 1ªs semanas de funcionamento desta Legislatura
- O testemunho de José Carlos Almeida, o último funcionário do PCP a ser preso antes do 25 de Abril, e um dos últimos presos políticos a ser libertado.
- O Fórum da COMUNIC, um espaço interactivo de diálogo entre o PCP e os seus ouvintes, que conta, esta semana, com a presença de Jorge Pires, da Comissão Política do PCP. Os ouvintes poderão participar no Fórum através do telefone 217813824 ou do e-mail comunic@pcp.pt
Semanalmente, para além da agenda do PCP, haverá lugar a notícias e comentários sobre a actividade na Assembleia da Republica e no Parlamento Europeu, a Emigração e uma crónica sobre Politica Internacional."
quarta-feira, abril 20, 2005
"Silvio Berlusconi demite-se do cargo de primeiro-ministro"
Ainda não foi desta que um governo italiano chegou ao fim, o que não acontece há 60 anos. Desta vez cristãos da UDC e pós-fascistas (ainda me pergunto o que é um pós-fascista...um fascista com internet?) do grupelho Fini tiraram os estribos ao Cavaliere. Venham daí as eleições, para que em Roma não se perca o hábito. E desta vez nada de Ratzingers. Please.
terça-feira, abril 19, 2005
O fumo saíu branco. O trilho parece mais a dar para o negro. Galileus deste mundo prostrai-vos. O homem da Congregação para a Doutrina da Fé, sucessora da Inquisição, tem a rédeas. Mudaram-lhe o nome como quem muda de PIDE para DGS. Noblesse oblige. A linha hardcore instala-se, rejubilam muçulmanos, judeus, evangélicos, animistas, ortodoxos, protestantes, hindus e demais crentes noutros credos, pois sentirão que nunca houve tanta hipótese de aumentar o mercado das transferências. Lá diz o ditado, cada católico tem o líder que merece.
segunda-feira, abril 18, 2005
sábado, abril 16, 2005
sexta-feira, abril 15, 2005
Ou muito me engano ou o frenesi matinal de polícias várias no meu bairro, com direito a shotgun e passa-montanhas, vai ter como desenlace o fim da última casa okupada em Lisboa.
Cada vez que leio um artigo do decano Bénard da Costa (adoro pessoas com nome de pastelarias) imagino-o sempre como a materialização de uma memória de infância. Bénard é o meu professor Bal-Bal-Baltazar. Morre o Papa, há revoluções, acontecem tsunamis e nada abala o mundo próprio deste Professor, embrenhado no seu foguetão e nos cogumelos mágicos, com Júlio Verne à mistura. Como são cogumelos à Bénard, eu prefiro os de chocolate.
quinta-feira, abril 14, 2005
quarta-feira, abril 13, 2005
terça-feira, abril 12, 2005
"CML sem planos para o 25 de Abril", noticia o DN na edição desta 3ª feira, dia de Feira da Ladra. Após o número 30, redondo e gordo como um ovo, com evolução no lugar do R, vem o deserto de actividades, já para não falar de ideias, que essas estão mais canalizadas para karts e gelo, actividades com muita matriz histórica, sobretudo alfacinha. Se me questionarem acerca da ausência de plano até acho bom e bem, já que plano no 25 de Abril me cheira a golpe e não me apetecia nada acordar nesse dia com uma chaimite à porta e uma gigantesca efígie do Pedro Lopes a tirar-me a luz ao terraço. No fundo a gestão que guia as mulas da Cidade em registo para-a-frente-é-que-é caminho acaba por dar ponto e nó - poupa uns tostões em quadra de guerra ao défice, mesmo reformulado, e toma a Liberdade de não comemorar NADA, prerrogativa aliás que se costuma associar ao 25 do 4. Para que foi a Evolução se depois não temos a liberdade de não a assinalar? De tanto se falar nela ainda se estraga, melhor será andarmos por aí a usufruí-la, adoptando o registo sábio do errático Pedro Lopes. Não sei por onde vou mas não vou por aí, lá garatujou o poeta, que Lisboa é terra de muitos e bons. E de homens livres é do que mais precisamos, homens que não se agarrem à mesquinhez das efemérides, essa comichão nostálgica dos anos passados. A divergir está apenas a vereadora que comanda a juventude, ela própria uma jovem promissora que já é uma certeza, passe-se a contradição para a beira do prato. Organiza debates, dizem eles. Mulher livre e de impulsos soltos, também ela já tem assumido de peito aberto liberdades várias como a de sanear, verbo muito em voga nos tempos de Abril. Ela não só não o esqueceu como o praticou com as letras todas. E trouxe gente nova para o éden municipal, gente fiel e de boa cepa, a quem evitou as agruras do desemprego. Más línguas falam em factor C. Discordo e é como digo, de gente livre é que a gente precisa. Não de comemorações e fanfarras.
segunda-feira, abril 11, 2005
"Depois de um ano de namoro escondido, João Pinto fala pela primeira vez da relação com Marisa Cruz e diz esperar que a cegonha lhe traga uma menina."
"Frequentar um ginásio sem gajas boas é como tomar óleo de fígado de bacalhau: sabemos que faz bem à saúde, mas é uma grande merda."
Tiro na mouche dos camaradas de aviário
"Pessoalmente quero servir a construção do socialismo. E o DN vai ser um instrumento, nas mãos do povo português, para a construção dessa linha, já adoptada pelo Conselho Superior da Revolução e, ontem mesmo, pelo primeiro-ministro. Quem não estiver empenhado neste projecto, é melhor abandonar o Diário de Notícias".
José Saramago na tomada de pose do cargo de dirctor-adjunto do DN, 10/4/75
domingo, abril 10, 2005
sábado, abril 09, 2005
sexta-feira, abril 08, 2005
A falta de arrojo e audácia empresariais nota-se nos pequenos pormenores. Veja-se o comércio a retalho. Enquanto me desloco de comboio para as terras de Byron vejo frutarias chamadas "Fruteirão". Ou stands de automóveis da Rinchoa chamados Rinchauto. Ou o "Café do Túnel" situado perto de... um túnel.
Para quando um golpe de asa no sector terciário? Para quando um comerciante que abra a Pastelaria A Salmonela? Ou a Clínica Ginecológica O Ferro em Brasa?
quinta-feira, abril 07, 2005
quarta-feira, abril 06, 2005
O Público, agora com a página trancada a cadeado, pergunta a opinião dos leitores acerca do continente que deveria fornecer o novo papa.
Eu votava no de Alfragide, já que medra connosco há cerca 20 anos.
Segundo um estudo da revista Science, foi descoberta uma propriedade particular nos polvos dos mares da Indonésia. Pela primeira vez observou-se que os invertebrados são capazes de caminhar. Perdoe-se-me a imodéstia mas eu já tinha percebido isso quando me cruzei há dias com a Zita Seabra no Chiado.
terça-feira, abril 05, 2005
"Pois nós somos como troncos de árvore na neve. Temos a impressão de que assentam sobre ela, e que com um pequeno empurrão seríamos capazes de os deslocar. Não, não somos capazes, porque eles estão firmemente presos à terra. Mas - quem diria? - até isso é ilusório."
F. Kafka
"Segundo a tradição, quando um Sumo Pontífice morre, leva calçadas sapatilhas brancas para a sua última morada. Mas no caso de João Paulo II, a tradição será quebrada, já que o Santo Padre levará sapatos."
O Correio da Manhã na disputa de quota de mercado com o Inimigo Público.
segunda-feira, abril 04, 2005
"Presidente Mugabe espera ficar no poder até aos 100 anos"
domingo, abril 03, 2005
O papa agoniza, todos lhe dão a extrema-unção via televisão. O franciscano oficial do Estado, via Guterres, fala nele como sendo um "velhinho doente, que soube sofrer". Que mostrou ao mundo como se parte para deus em agonia. Afina o discurso pelo padrão medieval. Dadas as boas noites deve sair do estúdio e entrar no seu BMW evangelizador. O Melícias aprecia o sacrifício, desde que não lho exijam. Apre!