sábado, abril 30, 2005

Da antiguidade

Oiço com atenção o álbum "Guero" do pequeno Beck e recordo-me da apreciação feita pelo decano dos críticos de música João Lisboa, num Expresso de há semanas atrás. João ouviu a rodela e, à quarta ou quinta música, julgou escutar um disco de Sting, com a carga pejorativa inerente. Discordo do decano mas a autoridade da sua profissão e tempo de serviço manda mais alto. Pela indiferença da direcção do Expresso chegamos à conclusão que a antiguidade é mesmo um posto, que evita situações desagradáveis como o despedimento com justa causa ou a sodomia com um ferro em brasa.

sexta-feira, abril 29, 2005

O link é quem mais ordena

Na barra do lado contrário à esquerda (às vezes custa-me dizer direita) estão mais dois blogues. Que fazem muito bem à saúde. O melancómico e o contra-indicado. Bem hajam.
Post a imitar uma caixa de comentários agridoce








...










Dedo na ferida
Felicidade, vem aí o fim-de-semana
A realidade é sempre mais assustadora do que a ficção



"Estatueta Papa muda-cor", anuncia o SAPO na sua página de compras e sugestões. Desfia-se o show freak com as seguintes palavras "Tenha sempre perto de si a imagem do Papa João Paulo II, evocadora de paz e fraternidade. Este busto, feito de pó de alabastro, tem a curiosa particularidade de mudar de cor conforme o estado do tempo".

Ratzie, não tomes as rédeas disto não, depois não te queixes.
Dreamer sexual

O sonho do polícia à paisana era guardar a sociedade à canzana.
Da veracidade dos autocolantes Rádio Cidade

"Jovem português detido há 23 dias no Dubai por consumo de haxixe"
Telas que me caem no goto XVI



Rembrandt Van Rijn "Auto-retrato", 1669
La Palisse transgender

É certo e sabido, mulher que vai à praia, depila.
Dreamer do tunning

Se a Revolução se desse agora o Poder era disputado por chaimites com subwoofer.

quinta-feira, abril 28, 2005

Da escolha de Ratzie

Dreamer do Blogger

O sonho do blogger Sado-Maso é ser inundado por comentários do RIAPA e agradecer a atenção.

quarta-feira, abril 27, 2005

Verdade de La Palisse

Se Pinto e Valentim fossem dentro o FC Linhó subia à Superliga.
As andanças do Cavaliere
M-E-D-O
O Homem Empalhado

"A PJ exibiu um troféu de caça que fui eu e penso que vai colocá-lo lá numa das paredes. Este é um dos processos em que se têm rido mais, mas ri melhor quem ri no fim?.

Valentim Loureiro no regresso à Liga de Clubes
Neste momento na mesa de cabeceira, quando não dentro da mala

terça-feira, abril 26, 2005

Literatura aos pedaços I

"Andei incógnito pela Avenida Névski. Passou sua majestade o imperador. Toda a cidade tirou os chapéus, e eu também, para não dar a perceber que sou o rei de Espanha."

Nikolai Gógol, Diário de Um Louco
O horror. A desgraça. A tragédia.
Sim, são a mesma pessoa. Até porque nunca os vi juntos [dica roubada aos camaradas do Spectrum].
Somos casados há 15 anos e o amor não arrefece
Da natureza de João Paulo
Eh pá se calhar não tens lá grande crédito com o Senhor

"Bento XVI afirmou aos peregrinos alemães que pediu a Deus para não ser escolhido no conclave"

SIC, 25 Abril

segunda-feira, abril 25, 2005

Mullholand Dreamer

O sonho do cantoneiro era entrar num filme do David Lixo.
Por esta hora já ciranda pelos rádios

domingo, abril 24, 2005

Já se vão ouvindo os acordes que antecedem o dia de que mais gosto no ano
Hoje, pela primeira vez, fui à Festa da Música. Eu, ignorante olímpico da mússica dita clássica, tornei-me numa das muitas cobaias de René Martin e meti-me ao barulho. Assisti a dois concertos. Gostei do que ouvi. O espírito no Centro é positivo. O ambiente é menos interclassista do que eu esperava. E é quase exclusivamente caucasiano. Enfim, dê-se-lhes tempo.

sábado, abril 23, 2005

Da barra dos links

tempo de Revolução profunda na barra dos links. Revolução à francesa, com blogues degolados e fenómenos de popularidade do povo cibernético a ascenderem ao poder. Critérios vários, objectivos também, outros sem critério, que assim também está bem. Dos reaccionários letrados d'O Acidental, aos históricos Marretas, passando pelos meus comparsas da Periférica, tudo se encontra na banca desta praça. Inclusive A Bela Tertúlia, blogue que está para o agridoce mais ou menos como Os Verdes estão para o PCP. Enfim.................linkai-vos e multiplicai-vos.

PS: Ainda não foi desta que apaguei o moribundo Gato Fedorento mas também se exige respeito aos mais velhos e pioneiros.

sexta-feira, abril 22, 2005

Dreamer para o fim-de-semana

O sonho do Sr. Haider era vir a Portugal para rodar o carro e sair como líder do CD-SS.
Imagens apócrifas I

inaugura-se aqui uma nova série temática, baseada em interpretações livres, torpes e insidiosas de imagens mais ou menos conhecidas. A honra da estreia para o novo pontífice.



Bento XVI caminha em direcção à janela para saudar a multidão, ladeado pelos seus pares cardeais.
Na parede da estação

"Só jovens para boa foda. Beautiful balck boy 961....."
Design, design, design, bom gosto, bom gosto, bom gosto, música para melómanos com H grande

Do novo ambiente vaticano

quinta-feira, abril 21, 2005

errrr.....Monica....acho que deixaste cair qualquer coisa
Enquanto cá no burgo se vai discutindo a personalidade jurídica do espermatozóide ou até do brilho nos olhos do pai....

....aqui ao lado o "Congresso espanhol aprova casamento entre homossexuais"
Da cunha leninista

a caixa de email do blogue lá vai funcionando, desta vez para torpedear os dois leitores com informação marxista-leninista. K7 Miguel enviou, Vieira publicou, em virtude de possuir blogue democrático e pouco soviético. Quer dizer...........é a segunda vez que se fala aqui em Lenine no espaço de dois dias. Por falar no dito, parece que se fosse vivo hoje faria anos. Alguém dê um ósculo à testa da múmia lá para as bandas moscovitas. Cá vão as notícias da modernidade:

"Sobre a rádio do PCP na Internet
Declaração de Octávio Augusto, da Comissão Política do PCP
20 de Abril de 2005

A ideia deste encontro é dar-vos a conhecer um novo projecto do PCP no domínio das novas tecnologias de informação e comunicação: A rádio do PCP na Internet.

Na sequência da experiência bem sucedida na anterior campanha eleitoral para a Assembleia da Republica, em que a Rádio da CDU on-line excedeu largamente as expectativas iniciais, garantido ao longo de um período que se estendeu entre 21 de Janeiro e 18 de Fevereiro uma emissão diária de informação alargada sobre a campanha da CDU, a equipa empenhou-se numa linha de trabalho que lhe desse continuidade.

Surge assim o projecto COMUNIC, A Rádio do PCP na Internet.

Todas as quintas feiras, entre as 15 e as 18 horas, o público poderá aceder ao endereço www.comunic.pcp.pt e ouvir a emissão semanal, de 3 horas, em directo, que será colocada em arquivo e disponível para consulta na sexta-feira seguinte e até à nova emissão. Trata-se de uma aposta do PCP nesta nova forma de comunicação em que se pretende dar a conhecer o passado, o presente e a aposta no futuro, em formatos de crónica, entrevista e reportagem, dando cobertura às propostas e à acção do PCP, ao mesmo tempo que se abordarão temas da actualidade, de natureza política, social, cultural, etc.

A Rádio do PCP será também veículo privilegiado para a divulgação da Festa do «Avante!» da sua história, construção, e programação.

Assim, na 1ª emissão, que terá lugar amanhã, em que o tema central será o 25 de Abril destacamos:

- Uma entrevista a Bernardino Soares, da Comissão Politica e líder da bancada parlamentar do PCP, sobre a acção dos deputados comunistas nas 1ªs semanas de funcionamento desta Legislatura

- O testemunho de José Carlos Almeida, o último funcionário do PCP a ser preso antes do 25 de Abril, e um dos últimos presos políticos a ser libertado.

- O Fórum da COMUNIC, um espaço interactivo de diálogo entre o PCP e os seus ouvintes, que conta, esta semana, com a presença de Jorge Pires, da Comissão Política do PCP. Os ouvintes poderão participar no Fórum através do telefone 217813824 ou do e-mail comunic@pcp.pt

Semanalmente, para além da agenda do PCP, haverá lugar a notícias e comentários sobre a actividade na Assembleia da Republica e no Parlamento Europeu, a Emigração e uma crónica sobre Politica Internacional."

http://comunic.pcp.pt/

Um homem também chora, pois ama e ama...

"Menezes diz não a Santana"
Dreamer ecológico

O sonho da Petrogal era que todos os dias saísse fumo branco.
Banda sonora apropriada para os dias estranhos que vamos vivendo

quarta-feira, abril 20, 2005

Ui, que o Cavaliere caiu do pónei

"Silvio Berlusconi demite-se do cargo de primeiro-ministro"

Ainda não foi desta que um governo italiano chegou ao fim, o que não acontece há 60 anos. Desta vez cristãos da UDC e pós-fascistas (ainda me pergunto o que é um pós-fascista...um fascista com internet?) do grupelho Fini tiraram os estribos ao Cavaliere. Venham daí as eleições, para que em Roma não se perca o hábito. E desta vez nada de Ratzingers. Please.
Do diálogo com outros credos




Quer-me parecer que ainda não é com este pontífice que se vai promover o eComunismo.

terça-feira, abril 19, 2005

Dos fumos brancos II

Se a escolha é Bento prefiro o Chico.

Dos beatos

À presidência não concorre. Ao Vaticano acedeu um teutónico. Ou Guterres capricha na entrevista ACNUR ou resta-lhe o centro de emprego do Conde Redondo.
Dos fumos brancos

O fumo saíu branco. O trilho parece mais a dar para o negro. Galileus deste mundo prostrai-vos. O homem da Congregação para a Doutrina da Fé, sucessora da Inquisição, tem a rédeas. Mudaram-lhe o nome como quem muda de PIDE para DGS. Noblesse oblige. A linha hardcore instala-se, rejubilam muçulmanos, judeus, evangélicos, animistas, ortodoxos, protestantes, hindus e demais crentes noutros credos, pois sentirão que nunca houve tanta hipótese de aumentar o mercado das transferências. Lá diz o ditado, cada católico tem o líder que merece.
VATICANO UBER ALLES

segunda-feira, abril 18, 2005

Telas que me caem no goto XV

Francis Bacon "Man with dog", 1953

A bem da colheita papal não esquecer...

...a Família Prudêncio guarda os Ratzingers com cuidado.
Dreamer vaticano

O sonho do próximo pontífice é ter um papa-móvel, mas do IKEA

Já em clássico do Rock. Roda no posto de escuta com toda a legitimidade. A dois.
Ainda há quem queira enterrar mais o Menino

"Funerárias em revolta contra lei promulgada nos últimos dias do Governo de Santana Lopes"

DN, 18 Abril

Da sucessão - Lailson, Diário de Pernambuco

domingo, abril 17, 2005


Domingo outonal em Abril embalado em soul importada

sábado, abril 16, 2005

Dos ditados populares

Por estes dias é muito mais provável ir a Roma e não ver o Papa.
Da fidelidade

De que serve ser polígamo quando nos basta Uma?

Ser Marisa é uma cruz

Os néscios dizem que na grelha da RTP passam "Os Spas de Marisa". Os pérfidos preferem dizer que a Marisa tem um bom par de Spas.
Da saúde teológica

- Habemus papam.

- Santinho!

sexta-feira, abril 15, 2005

Dos dribles



Na música, como no futebol, Marley driblou os obstáculos de forma dolente e talentosa. Com alma caribenha e africana inspira-me a chegada do fim-de-semana. Jah rules e marca golo ao ângulo.
Do fim das utopias

Ou muito me engano ou o frenesi matinal de polícias várias no meu bairro, com direito a shotgun e passa-montanhas, vai ter como desenlace o fim da última casa okupada em Lisboa.
Do afastamento da realidade

Cada vez que leio um artigo do decano Bénard da Costa (adoro pessoas com nome de pastelarias) imagino-o sempre como a materialização de uma memória de infância. Bénard é o meu professor Bal-Bal-Baltazar. Morre o Papa, há revoluções, acontecem tsunamis e nada abala o mundo próprio deste Professor, embrenhado no seu foguetão e nos cogumelos mágicos, com Júlio Verne à mistura. Como são cogumelos à Bénard, eu prefiro os de chocolate.

quinta-feira, abril 14, 2005


Música, ideologia e design, tudo de mãos dadas
14 de Abril de 2005

Inaugura hoje com pompa e algumas circunstâncias a Casa da Música, equipamento charneira do evento Porto 2001. Não é necessário andar a ler o José Gil para compreender as razões do nosso atraso. Basta olhar para o calendário.

quarta-feira, abril 13, 2005

A Justiça agarrada ao varão

"Juiz acusado de ser VIP em bar de alterne"

Correio da Manhã, 13 Abril

terça-feira, abril 12, 2005

À atenção do próximo monarca absoluto do Vaticano

"Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos, mas não a que baste para nos amarmos uns aos outros"

Jonathan Swift
Dar comunhão será uma mais-valia ou uma despesa?

"Padres pagam IRS já este ano"
Mas a população afiança que não morde ninguém

"Seixal faz vacinação contra a Raiva"
A Liberdade é uma coisa linda

"CML sem planos para o 25 de Abril", noticia o DN na edição desta 3ª feira, dia de Feira da Ladra. Após o número 30, redondo e gordo como um ovo, com evolução no lugar do R, vem o deserto de actividades, já para não falar de ideias, que essas estão mais canalizadas para karts e gelo, actividades com muita matriz histórica, sobretudo alfacinha. Se me questionarem acerca da ausência de plano até acho bom e bem, já que plano no 25 de Abril me cheira a golpe e não me apetecia nada acordar nesse dia com uma chaimite à porta e uma gigantesca efígie do Pedro Lopes a tirar-me a luz ao terraço. No fundo a gestão que guia as mulas da Cidade em registo para-a-frente-é-que-é caminho acaba por dar ponto e nó - poupa uns tostões em quadra de guerra ao défice, mesmo reformulado, e toma a Liberdade de não comemorar NADA, prerrogativa aliás que se costuma associar ao 25 do 4. Para que foi a Evolução se depois não temos a liberdade de não a assinalar? De tanto se falar nela ainda se estraga, melhor será andarmos por aí a usufruí-la, adoptando o registo sábio do errático Pedro Lopes. Não sei por onde vou mas não vou por aí, lá garatujou o poeta, que Lisboa é terra de muitos e bons. E de homens livres é do que mais precisamos, homens que não se agarrem à mesquinhez das efemérides, essa comichão nostálgica dos anos passados. A divergir está apenas a vereadora que comanda a juventude, ela própria uma jovem promissora que já é uma certeza, passe-se a contradição para a beira do prato. Organiza debates, dizem eles. Mulher livre e de impulsos soltos, também ela já tem assumido de peito aberto liberdades várias como a de sanear, verbo muito em voga nos tempos de Abril. Ela não só não o esqueceu como o praticou com as letras todas. E trouxe gente nova para o éden municipal, gente fiel e de boa cepa, a quem evitou as agruras do desemprego. Más línguas falam em factor C. Discordo e é como digo, de gente livre é que a gente precisa. Não de comemorações e fanfarras.

Manhã de embalo com os refundadores de um certo tal de rock

segunda-feira, abril 11, 2005

Dreamer alaranjado

O sonho do Sr Borges era chegar à portagem de Pombal sem aterrar em Camarate.
Azeite João Pinto - a procriar desde 1988

"Depois de um ano de namoro escondido, João Pinto fala pela primeira vez da relação com Marisa Cruz e diz esperar que a cegonha lhe traga uma menina."
O Senhor aos papéis

O sonho do frodo Mendes era derreter o anel do Menezes. Sem choradeiras
Ladrão que rouba talento não se torna num Morais Sarmento

"Frequentar um ginásio sem gajas boas é como tomar óleo de fígado de bacalhau: sabemos que faz bem à saúde, mas é uma grande merda."

Tiro na mouche dos camaradas de aviário
Ensaio sobre a cegueira

"Pessoalmente quero servir a construção do socialismo. E o DN vai ser um instrumento, nas mãos do povo português, para a construção dessa linha, já adoptada pelo Conselho Superior da Revolução e, ontem mesmo, pelo primeiro-ministro. Quem não estiver empenhado neste projecto, é melhor abandonar o Diário de Notícias".

José Saramago na tomada de pose do cargo de dirctor-adjunto do DN, 10/4/75

Saudade de uma capa bonita?

A dúvida

De um certo perfil equídeo

domingo, abril 10, 2005

A minha Jihad

Qualquer dia a CIA fecha-me o pasquim. Alguém chegou ao meu blogue ao pesquisar por "rapazes do hezbollah". Tenha muito medo.

sábado, abril 09, 2005

Afinal também eu sou papável. Sem ambiguidades.

"Teoricamente é possível que o próximo Papa seja qualquer outro indivíduo do sexo masculino, que seja baptizado".

Visão, 7 de Abril
Da Boda

Duas palavras para achincalhar o casamento de Charles e Camilla - "Phil" e "Collins".

sexta-feira, abril 08, 2005

Telas que me caem no goto XIV

Jacques-Louis David, "A morte de Marat", 1793

Preparar o fim-de-semana em tom niilista

Do Paraíso na Terra

"Quero falar de marcianos. Quero falar do OVNI que sobrevoou Lisboa. Divertiu-me muito. Foi um teste."

Jesus Cristo para Alexandra Solnado no tomo III de "Este J.C. Que Vos Fala"
Do arrojo empresarial

A falta de arrojo e audácia empresariais nota-se nos pequenos pormenores. Veja-se o comércio a retalho. Enquanto me desloco de comboio para as terras de Byron vejo frutarias chamadas "Fruteirão". Ou stands de automóveis da Rinchoa chamados Rinchauto. Ou o "Café do Túnel" situado perto de... um túnel.
Para quando um golpe de asa no sector terciário? Para quando um comerciante que abra a Pastelaria A Salmonela? Ou a Clínica Ginecológica O Ferro em Brasa?

Com o cerrar de portas do Público online boa parte da fonte de inspiração deste blogue está seca que nem um tuaregue. A bem do direito à informação vou recorrer a outras fontes. O nível vai baixar. Mais. Habituem-se, como diz o Frodo Vitorino

quinta-feira, abril 07, 2005

Da ignorância

Se fosse intelectual assinalava a morte de Saul Bellow, que nunca conheci mais gordo. Como sou gente bruta cito a morte de Saul Ricardo, mito urbano que carece de confirmação.

Começar o dia sob uma protecção de génio

quarta-feira, abril 06, 2005

Dos links

Directamente para a tabela dos links o humor fino para ambientes urbanos do Stress.

No posto de escuta um alquimista que não vendeu a alma ao diabo para segurar o leme Por Este Rio Acima. Posted by Hello
Verdade de La Palisse

Nesta semana dos tomba-gigantes mais vale ser principiante republicano do que principado monárquico.
Das sondagens

O Público, agora com a página trancada a cadeado, pergunta a opinião dos leitores acerca do continente que deveria fornecer o novo papa.
Eu votava no de Alfragide, já que medra connosco há cerca 20 anos.
Lá diz o povo, "homem de nariz comprido............."

"Fui mais fiel à RTP do que a algumas mulheres"

Júlio Isidro
Dos Ossos

Segundo um estudo da revista Science, foi descoberta uma propriedade particular nos polvos dos mares da Indonésia. Pela primeira vez observou-se que os invertebrados são capazes de caminhar. Perdoe-se-me a imodéstia mas eu já tinha percebido isso quando me cruzei há dias com a Zita Seabra no Chiado.
Red Bull dá-te asas

D. José Policarpo viajará para Roma a bordo de um Falcon português, a fim de assistir às exéquias fúnebres de João Paulo. A bem da separação entre Estado e Igreja suponho que viajará do lado de fora.

Um meteorito caído nas salas de cinema. Um cabotino desacreditado ao comando. Uma teia de relações humanas muito improváveis. Um cão com três patas. Um duelo impossível ao som de Iggy & The Stooges. David Bowie em sotaque brasileiro. Muita informação, filme pleno. Imperdível. Posted by Hello

terça-feira, abril 05, 2005

Da Literatura e da incerteza

"Pois nós somos como troncos de árvore na neve. Temos a impressão de que assentam sobre ela, e que com um pequeno empurrão seríamos capazes de os deslocar. Não, não somos capazes, porque eles estão firmemente presos à terra. Mas - quem diria? - até isso é ilusório."

F. Kafka

No posto de escuta a loucura histriónica de um veterano do punk com as malhas pesadas de Buzz & Cª. Só para melómanos. Posted by Hello
Sapatos e não sapatilhas

"Segundo a tradição, quando um Sumo Pontífice morre, leva calçadas sapatilhas brancas para a sua última morada. Mas no caso de João Paulo II, a tradição será quebrada, já que o Santo Padre levará sapatos."

O Correio da Manhã na disputa de quota de mercado com o Inimigo Público.

segunda-feira, abril 04, 2005

Dúvida de pedante de óculos armado ao artista urbano-depressivo

Será desta que escolhem um papa Bacon?



Telas que me caem no goto XIII

Egon Schiele "Agony", 1912

Partidas do subconsciente pervertido

Estou a ouvir e a assobiar "Hey hey Wickie, hey Wickie hey, levanta bem a vela" e de repente lembro-me de Catalina Pestana. Maldita sociedade mediatizada.

No posto de escuta comoção de ir às lágrimas Posted by Hello
Dos malefícios do aumento da esperança de vida

"Presidente Mugabe espera ficar no poder até aos 100 anos"

domingo, abril 03, 2005

Do descaramento

O papa agoniza, todos lhe dão a extrema-unção via televisão. O franciscano oficial do Estado, via Guterres, fala nele como sendo um "velhinho doente, que soube sofrer". Que mostrou ao mundo como se parte para deus em agonia. Afina o discurso pelo padrão medieval. Dadas as boas noites deve sair do estúdio e entrar no seu BMW evangelizador. O Melícias aprecia o sacrifício, desde que não lho exijam. Apre!
Do conclave

Será sexualmente aceitável dizer que o cardeal X ou Y é uma figura "papável"?

Quando a esmola é grande o pobre compra tralha de que não necessita. E usa o king kard com pouco critério. E ri-se do barrete enfiado. E não lamenta demasiado porque dilui a desilusão nas películas de valor que vai vendo. Birth? Diria antes Filth. Posted by Hello